Praias da Serra – Espírito Santo

O litoral serrano do Espírito Santo é uma bela surpresa para quem ainda não o conhece. Seguindo pela Rodovia do Sol de Vitória ao norte do estado você chega a 23 Km de praias limpas, a maioria em vilas de pescadores que, sem perder seu charme original, agregaram a modernidade para garantir mais conforto a moradores e turistas. O clima quente e úmido, com temperatura média de 24ºC, convida ao banho de mar.

Na região conhecida como Grande Vitória, a 27 Km da capital as praias da Serra – ES têm muito mais a oferecer do que mergulhos fantásticos. Com o quarto maior PIB do país, a região se tornou um dos maiores polos de negócios nacionais, ao mesmo tempo em que é um dos berços culturais do Espírito Santo. Foi lá, por exemplo, na cidade de Putiri, que nasceu o Congo, mas por toda a sua região se espalham ruínas históricas e patrimônios jesuíticos. Já a natureza, bem essa presenteou as praias da Serra em Espírito Santo com serras, vales, lagoas e paisagens tão diversificadas que são verdadeiros tesouros nacionais.

Praias da Serra – Espírito Santo

• Praia de Carapebus

A é uma enseada com águas de um verde translúcido e apenas uma faixa de areia dourada a separando da lagoa parece o paraíso, certo? E é. A mais próxima de Vitória das praias da Serra, o 1,5 Km da Praia de Carapebus é cercado por belas casas de veraneio de pessoas de todo o estado que aproveitam suas ondas entre 0,5m e 2 metros tanto para a pesca quanto para o surfe, dependendo do trecho.
A força das ondas, no entanto, não é problema para as famílias, já que pequenos braços de água doce se alongam por entre as areias fazendo riachinhos que as crianças adoram. E como a Lagoa de Carapebus também fica pertinho, acaba sendo outra opção para águas mais calmas. Agreste, ela tem ainda uma área de preservação do Projeto Tamar de proteção à desova das tartarugas conhecida como Praia Mole, onde as ondas são perfeitas para o surfe.

• Praia da Bicanga

Nela o berçário não é de tartarugas, mas de guaiamuns. Lá as características de vila de pescadores ainda estão bem preservadas, talvez parte do charme pelo qual é uma das mais procuradas da região durante os meses de verão. Pertinho do rio de mesmo nome, o aspecto é bucólico, com a puxada de rede sendo um dos atrativos do balneário mais agreste da região. Fica a 25 Km do centro da cidade. Uma das mais lindas praias de Serra – Espírito Santo.

• Praia de Nova Almeida

As falésias gigantescas e o mar muito raso e de águas quentes que se chega a formar piscinas naturais são o aspecto mais encantador da Praia de Nova Almeida. Lá, céus e rochas são testemunhas de esportes radicais, como o parapente. A colônia de pescadores foi instalada bem na foz do Rio Reis Magos e guarda uma das construções mais antigas do Espírito Santo, a Igreja dos Reis Magos, da época do Descobrimento.
O início da praia é conhecido como Praia das Barreiras, onde encontram-se as grandes falésias e os recifes vermelhos de lateritas. Já no outro lado, conhecido como Praia da Barrinha, as águas são mais tranquilas mesmo no inverno, quando acontecem as grandes ressacas.

• Praia de Jacareípe

Conhecido point de surfe do estado, a Praia de Jacareípe reúne trechos conhecidos como Praia da Baleia, Solemar e Castelândia. São 6 Km com a maior infraestrutura de todas as praias da região e agitação dia e noite. Da pequena vila de pescadores originada da aldeia Careípe, o balneário se transformou em local badalado a partir da década de 60 e hoje é o ponto preferido de turistas também dos estados vizinhos, principalmente Minas Gerais. Com ondas bastante fortes principalmente próximo à desembocadura do Rio Jacareípe, a praia é também o palco predileto para campeonatos de surfe, windsurfe e bodyboard, revelando talentos do esporte.

• Praia de Manguinhos

Também formado a partir de uma vila de pescadores por volta de 1900, o balneário ainda hoje procura preservar suas características tranquilas, com ruas calmas e paisagem agreste. Pela manhã é possível comprar peixe fresquinho com os pescadores na própria areia da praia e vê-los ir e vir com seus pequenos barcos cheios de pescado. A praia muito limpa é dividida em Enseada, onde estão os melhores restaurantes, Chaleirinha, onde há poças térmicas naturais formadas por pedras de origem vulcânica, e Ponta dos Fachos, mais agreste, onde os turistas podem assistir à desova das tartarugas.

O local é conhecido pela sua tradição gastronômica, onde acontece uma dos maiores festivais gastronômicos do estado, o Manguinhos Gourmet. No carnaval, o banho de mar à fantasia anima o clima bucólico da Praia de Manguinhos.

Praias da Serra – Espírito Santo