Praia da Costa – Vila Velha – Espírito Santo

Uma das praias mais famosas de todo o Espírito Santo, a Praia da Costa é queridinha dos capixabas, mas também de mineiros e cariocas que veraneiam em Vila Velha. Não é difícil de entender. Com toda infraestrutura muito bem montada para o turismo, quem chega no local encontra hotéis e pousadas para todos os bolsos, bons restaurantes, bares com a deliciosa comida capixaba e cerveja sempre gelada e muita badalação quando a noite cai.
As águas verdes cristalinas emolduram as areias douradas e realçam ainda mais a beleza natural da Pedra da Sereia e do Morro do Moreno. São 5 Km de praia e de calçadão com ciclovia, que todas as manhãs ficam cheios de famílias e praticantes de esportes como vôlei, frescobol ou futebol de areia. No verão, o local fica lotado, e uma escolinha de vela faz sucesso entre crianças e adolescentes.

Mar verde e cristalino da Praia da Costa – Vila Velha

As ondas são grandes, apesar de não serem boas para o surfe, e não é difícil chegarem a mais de 1,5 metro de altura em alguns pontos, mas como a praia é muito grande, há vários locais onde o mar é mais calmo, sendo ideal para o banho de famílias com crianças. Na areia, salva-vidas ficam estrategicamente parados e patrulhas motorizadas percorrem toda a orla.
Cinco ilhas próximas transformam as águas verdes e cristalinas, que apresentam uma temperatura média de 20ºC durante o ano todo, no paraíso dos mergulhadores. Apesar de em algumas das ilhas o desembarque ser proibido, a grande quantidade de peixes e a grande visibilidade são o grande atrativo para o esporte.

Quiosques oferecem delícias capixabas

Mas se a ideia é sentar e relaxar a Praia da Costa é a escolha certa: vários quiosques fazem você se sentir o dono do mundo. Mar cristalino, bebida gelada, pratos e petiscos à base de frutos do mar servidos durante todo o dia e à noite. Moqueca capixaba, torta capixaba e peixe frito, além de comida internacional, mas prepare-se para os preços, que são a única coisa salgada demais. Uma opção mais barata é se prover com os ambulantes, que oferecem cadeiras e barracas, gratuitas para quem consome com eles. Em compensação em alguns restaurantes chega era fila, mas a qualidade da comida compensa a espera.
No final da tarde a dica é ver o por do sol e aproveitar a feirinha em uma de suas extremidades, com várias barracas de lanches, doces, artesanato, livros e roupas. À noite, a orla fica agitada, com música ao vivo em alguns quiosques nos finais de semana e no final do ano, apesar de haver festa de Réveillon em toda a orla de Vila Velha, é na Praia da Costa em  Vila Velha que acontece o maior movimento.

praia-da-costa-espirito-santo

praia-da-costa-espirito-santo

praia-da-costa-espirito-santo