Praias de Vitória – Espírito Santo

As praias da capital do estado são famosas por sua beleza, seu alto grau de balneabilidade, boa infraestrutura e também pela pesca, com destaque para os campeonatos de marlim-azul e marlim-branco. Praticamente colada a Vila Velha, ligada a ela pela Terceira Ponte, e pertinho de Guarapari, Vitória é uma cidade que combina bem preciosidades históricas com o conforto da modernidade.

Fundada em 1551, Vitória é uma cidade velha, no melhor sentido da palavra. E é bom usar um tênis bem macio para conhecer todos os aspectos culturais dessa cidade surpreendente, tomando o rumo da Cidade Alta. Testemunhas do tempo, a Catedral Metropolitana, construída em estilo neogótico em 1920; a Igreja de São Gonçalo; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e do Rosário; o Convento de São Francisco; o Teatro Carlos Gomes, inspirado no famoso Scala de Milão, na Itália; o Palácio Anchieta e a Capela de Santa Luzia – a construção mais antiga da cidade – são alguns dos monumentos históricos que guardam relíquias coloniais.

Passeios e Tradições das Praias de Vitória

Para quem gosta de um passeio diferente, o caminho é a estrada que leva à cidade vizinha de Ibiraçu, onde o Mosteiro Zen Morro da Vargem oferece todos os domingos, gratuitamente, um reduto para meditação em plena Mata Atlântica. Lá, os monges guiam os visitantes através de cinco templos – e em alguns deles só é possível entrar descalço, então troque os tênis pelos chinelos na hora de ir ao Mosteiro.

E já que o assunto é tradição, é impossível não visitar – e acabar comprando, é claro – as famosas panelas de barro capixabas, responsáveis pela moqueca cuja fama atravessa o Brasil. Visite o imenso galpão onde as “paneleiras de goiabeiras” produzem de forma artesanal panelas, caldeirões, cinzeiros e vasos, cuja manufatura é herança indígena passada através de gerações.
Passando do velho para o novo, Vitória explode de modernidade, sendo um dos mais procurados centros do turismo de negócios, o que acabou fazendo com que sua infraestrutura desse um salto de qualidade nos últimos 20 anos, com muitas opções de hospedagem, gastronomia, serviços e lazer.

Mas são as praias de Vitória – Espírito Santo que mais encantam os turistas, e não é à toa. As praias do Canto, Camburi, Curva da Jurema, da Ilha do Frade e as calmas praias da Ilha do Boi recebem visitantes todo o ano. Vale a pena visitar cada uma delas.

• Praia do Canto

Praia do Canto é mais central das praias de Vitória e também uma das mais badaladas. Como o bairro é histórico e de luxo, concentrando grande poder aquisitivo, oferece também a melhor infraestrutura para o turismo, com muitos hotéis, restaurantes e bares. Com paisagismo caprichado, há mais de 20 anos um dos trechos foi carinhosamente apelidado pelos boêmios da região de Triângulo das Bermudas, justamente onde a concentração de bares e a balada à noite são mais intensas. O mar muito transparente e calmo é comumente cenário de campeonatos de pesca esportiva promovidos pelo iate clube local, que fica em seu canto esquerdo. Uma das mais lindas praias de Vitória – ES.

• Praia de Camburi

O longo calçadão com quiosques, ciclovias e jardins reúne centenas de pessoas na Praia de Camburi nos meses de verão. É a maior praia de Vitória, com coqueiros espalhados pela areia fofa e avermelhada que contrasta com o mar muito limpo, transparente e azul. Tanta beleza, no entanto, guarda seus perigos: o fundo é cheio de valas e depressões, por isso é preciso muito cuidado ao banhar-se. Lá também é palco de campeonatos e é fácil ver veleiros, kitesurfe ou windsurfe nas águas que normalmente são calmas. Na Praia de Camburi também acontecem shows e queimas de fogos em ocasiões festivas, como o réveillon e uma escolinha de vela mantém o lugar sempre agitado.

• Praia da Curva da Jurema

A Praia da Curva da Jurema tem um dos visuais mais deslumbrantes das praias urbanas de Vitória: dela é possível ver as ilhas do Frade e do Boi com perfeição. As águas muito limpas e calmas, praticamente sem ondas, atraem principalmente as famílias e o pessoal do SUP e do caiaque, além dos barcos a vela. Restaurantes e bares na orla servem petiscos na areia, clarinha, e à noite é a vez das baladas das casas noturnas ao redor movimentarem o local, que fica cheio também graças à ótima iluminação.

Praias da Ilha do Frade

Além do Mosteiro dos Frades, a ilha é reduto de várias mansões luxuosas. A Praia da Castanheira é a menor praia de Vitória, com apenas 120 metros de extensão, e talvez a mais charmosa delas: o acesso é feito através de uma pequena escada de concreto entre as rochas e para chegar à praia é preciso caminhar um pouquinho entre pedras e plantas, fazendo com que a sensação que se tenha é a de estar chegando a uma praia virgem.

À sombra das inúmeras castanheiras é possível ver as pequenas piscinas naturais formadas pelas pedras e que são a alegria da criançada ou o mar aberto, ideal para quem gosta de nadar em água salgada. É tranquila, limpa e preservada, sem infraestrutura turística, por isso ao levar seu lanche não esqueça de um saquinho para acondicionar o lixo.

• Praias da Ilha do Boi

Na Ilha do Boi há apenas duas praias minúsculas, mas não se engane: muito provavelmente é lá que há a maior concentração de banhistas por metro quadrado. Na Praia da Direita, as águas claras e tranquilas e as areias douradas e fofas são ladeadas por formações rochosas que deixam a paisagem ainda mais especial. O acesso é feito por uma pequena rua, uma espécie de servidão. Na Praia Grande ou da Esquerda, o aspecto bucólico e o sossego também são a atração. Tem estacionamento e, na parte alta, uma pracinha com bancos e brinquedos.

Vista aérea Praias de Vitória – Espírito Santo

ar verde Praias de Vitória – Espírito Santo

Praias de Vitória – Espírito Santo