Praia dos Meros

A Praia dos Meros é isolada, pequena e de águas agitadas, é comum a formação de dunas de areia. Nela, é possível ver vestígios de antigas civilizações que habitaram a Ilha a cerca de 3000 anos atrás.  Vestígios geológicos, conhecidos como “amolares” .

A areia da Praia dos Meros é tão branca que mais parece um enorme espelho da natureza. As águas que a ladeiam produzem um espetáculo único, mesclando o verde com o azul, resultado da limpeza das águas com o reflexo azul vindos da brancura de suas areias.

Em frente a praia dos Meros está localizada a ilha dos meros, bom local para pesca de linha e mergulho. A praia dos Meros localiza-se na ponta dos Meros, a extremidade sudoeste da Ilha Grande.

Curiosidade sobre a praia dos Meros:

Os amolares, que podem ser vistos em muitas partes da Ilha Grande, são cavidades em rochas, provocada pelo repetido atrito de outra rocha. Era o resultado do processo de preparação e afiação das rudimentares ferramentas usada por nossos ancestrais, na idade da pedra.

Principais atrativos:

Águas cristalinas e areia muito branca, rica fauna submarina, snorkel.

Dicas:

  • Apesar de ser constantemente açoitada por ventos e tempestades de sul, é um lugar excelente para mergulho e pesca;
  • Não existe água potável disponível na praia dos meros.

Como chegar nos Meros:

  • A única forma de chegar é pelo mar, partindo de Provetá (ponto mais próximo), Araçatiba, Praia Vermelha ou de Abraão pelo passeio de volta a Ilha em escuna ou lanchas, que fazem parada aqui para banho de mar e snorkel.