Praia Preta

A praia preta com suas areias escuras (monazíticas) é um ponto de interesse geológico do PEIG – Parque Estadual da Ilha Grande. É a segunda e última praia do circuito Abraão – lado do Lazareto,  a esquerda de quem está na Vila do Abraão olhando para o mar.  A praia preta é muita frequentada todas as épocas do ano, oferece sombra sob árvores e nela deságua um rio que forma um pequeno lago de água doce e fria, onde pode-se banhar e nadar. As crianças adoram !

A praia preta divide-se em duas partes, antes e depois das ruínas do antigo presidio. A primeira  ao lado da estrada que dá acesso a praia, onde está o laguinho de água doce e a parte final da praia, a mais reservada, com maior opção de sombra.

A preta é uma boa opção para praticar snorkel, nadar, ler um livro, relaxar após o almoço, ouvindo o canto dos pássaros. Partindo daqui pode-se seguir a trilha que conduz ao aqueduto e poção, onde inicia a trila T2,  que segue para a enseada das Estrelas.

As ruínas do antigo presídio e Lazareto.

Na parte central da praia preta existem as ruínas de um enorme complexo de pavilhões que funcionaram de 1886-1913 como hospital para quarentena de imigrantes estrangeiros (chamado de Lazareto, leia mais aqui), local este que foi escolhido por DOM PEDRO II . Em 1939 foi usado pelo corpo de fuzileiros navais e de 1940 até 1954 funcionou como presídio para presos comuns do qual resta apenas um grande muro de pedras que se eleva da areia da praia, coberto de vegetação sobre um lage de concreto, sob a qual estão algumas celas de prisão.  Algumas outras paredes isoladas podem ser vistas dentro da mata próxima.  O Local atualmente está interditado, sob risco de desabamento.

Praia Preta - Enseada do Abraão - Ilha Grande

Praia Preta - Enseada do Abraão - Ilha Grande

Praia Preta - Enseada do Abraão - Ilha Grande

Ruínas do presidio da Praia Preta - Enseada do Abraão - Ilha Grande