Praias do Sul e do Leste

Reserva Biológica, é uma área destinada à preservação do patrimônio natural, pesquisa e educação ambiental, com o objetivo de preservar integralmente as espécies de fauna e flora raras, ameaçadas de extinção. A Reserva Biológica da Praia de Sul ( RBPS ) abriga todos os ecossistemas litorâneos existentes no Estado do Rio de Janeiro, talvez seja o único no Brasil com essa característica. É o mais bem conservado do Estado do Rio.

A  RBPS  foi criada em 1981 e possui uma superfície de 3.436 ha (34,36 km²), preservando 18% da área total da Ilha Grande – 193 km².  Abrange desde a praia dos Meros até a Praia da Parnaioca, estendendo-se para dentro da ilha até a vertente das montanhas (divisores de mananciais).  A administração da Reserva é de responsabilidade do INEA, Instituto Estadual do Ambiente.  A sede da Reserva Biológica da Praia do Sul, situa-se na Vila do Aventureiro. A RBPS não está aberta à visitação. Aqui está o link para a página oficial da Reserva Biológica da Praia de Sul – RBPS.

Não é permitido a visitação pública em uma reserva biológica, visitação guiada somente para fins de pesquisa científica expressamente autorizada pelo INEA.  São vedadas as atividades turísticas, esportivas e de recreação.

Cuidado!

É proibido na Ilha Grande.

 A paisagem da Reserva – RBPS

É constituída por montanhas, floresta de Mata Atlântica, planícies, restingas, dezenas de córregos, 2 lagoas, 5 praias (Leste, Sul, Demo, Aventureiro e Meros), manguezais, costões rochosos e uma fauna diversificada, além de um rico patrimônio histórico representado por sítios arqueológicos de antigos habitantes da região, conhecidos como “fabricantes de machados da Ilha Grande”  e ruínas de sítios e fazendas do Brasil Colônia.

Legislação – Decretos Estaduais referentes a Reserva:

Existe um conflito de legislações, que está em discussão já faz muito tempo, porque a Reserva Biológica  abrange o povoado do Aventureiro que já existia antes.  Uma das soluções para resolver o impasse é proposta pelo CODIG – Comitê de Defesa da Ilha Grande, que seria a criação da RDS Aventureiro, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro.

Link para download:

Decreto Estadual nº 4.972/81
Cria a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul