Praias de Vitória

As praias da capital do estado são famosas por sua beleza, seu alto grau de balneabilidade, boa infraestrutura e também pela pesca, com destaque para os campeonatos de marlim-azul e marlim-branco. Praticamente colada a Vila Velha, ligada a ela pela Terceira Ponte, e pertinho de Guarapari, Vitória é uma cidade que combina bem preciosidades históricas com o conforto da modernidade.

Fundada em 1551, Vitória é uma cidade velha, no melhor sentido da palavra. E é bom usar um tênis bem macio para conhecer todos os aspectos culturais dessa cidade surpreendente, tomando o rumo da Cidade Alta. Testemunhas do tempo, a Catedral Metropolitana, construída em estilo neogótico em 1920; a Igreja de São Gonçalo; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e do Rosário; o Convento de São Francisco; o Teatro Carlos Gomes, inspirado no famoso Scala de Milão, na Itália; o Palácio Anchieta e a Capela de Santa Luzia – a construção mais antiga da cidade – são alguns dos monumentos históricos que guardam relíquias coloniais.

Passeios e Tradições das Praias de Vitória

Para quem gosta de um passeio diferente, o caminho é a estrada que leva à cidade vizinha de Ibiraçu, onde o Mosteiro Zen Morro da Vargem oferece todos os domingos, gratuitamente, um reduto para meditação em plena Mata Atlântica. Lá, os monges guiam os visitantes através de cinco templos – e em alguns deles só é possível entrar descalço, então troque os tênis pelos chinelos na hora de ir ao Mosteiro.

E já que o assunto é tradição, é impossível não visitar – e acabar comprando, é claro – as famosas panelas de barro capixabas, responsáveis pela moqueca cuja fama atravessa o Brasil. Visite o imenso galpão onde as “paneleiras de goiabeiras” produzem de forma artesanal panelas, caldeirões, cinzeiros e vasos, cuja manufatura é herança indígena passada através de gerações.
Passando do velho para o novo, Vitória explode de modernidade, sendo um dos mais procurados centros do turismo de negócios, o que acabou fazendo com que sua infraestrutura desse um salto de qualidade nos últimos 20 anos, com muitas opções de hospedagem, gastronomia, serviços e lazer.

Mas são as praias de Vitória – Espírito Santo que mais encantam os turistas, e não é à toa. As praias do Canto, Camburi, Curva da Jurema, da Ilha do Frade e as calmas praias da Ilha do Boi recebem visitantes todo o ano. Vale a pena visitar cada uma delas.

Vista aérea Praias de Vitória – Espírito Santo
ar verde Praias de Vitória – Espírito Santo
Praias de Vitória – Espírito Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *