Ilha Comprida – São Paulo

Ilha Comprida faz jus ao seu nome, afinal são 74km de comprimento, com apenas 4km de largura em alguns trechos, o que a torna a segunda maior ilha do Brasil. Ilha Comprida é um lugar atípica no litoral paulista. Afinal mesmo na alta temporada existem praias com pouco movimento, água limpa para banho o ano todo e uma natureza que a torna única.

Mas apesar de atípica, a Praia de  Ilha Comprida atende a todos os gostos. Há praias desertas e distantes dos centros comerciais. Mas há também as praias badaladas próximas ao Boqueirão Norte.

Vamos falar da natureza do lugar. Ilha Comprida foi considerada pela BirdLife International como área importante de preservação das aves no Brasil. Não é difícil você avistar uma ave que nunca havia visto na vida, muitos dos passeios oferecem esse tipo de experiência. Além disso a UNESCO incluiu Ilha Comprida como Reserva da Biosfera do Planeta. São mangues, dunas de até, aves raras, lagoa, piscinas naturais e ruínas. É um lugar singular!

A natureza é tão levada em conta na região, que muitas ações vêm transformando Ilha Comprida numa Cidade Modelo do Turismo Sustentável.

 

Famosas Dunas da Praia de Ilha Comprida

 

Um grande atrativo em Ilha Comprida são suas dunas que chegam até 10 metros de altura, com uma bela vista para o mar e algumas terminam nas lagoas. Todo esse cenário somado as belas aves que embelezam o local. Elas ficam localizadas ao longo da orla nas proximidades do Mar Pequeno e dão passeios obrigatórios. As Dunas do Araçá ficam ao lado esquerdo, há 7,5km de Boqueirão.

Se você quiser tranquilidade na praia de  Ilha Comprida, o seu lugar é ao sul. Pondo de desembarque das balsas que chegam de Cananéia, ficam as praias mais desertas como a Boqueirão do Sul e as vilas dos pescadores. Mas se é agitação o seu lugar é ao norte, como já dito, próximo ao Boqueirão do Norte e nas proximidades. Lá desemboca a ponte que liga a Ilha Comprida ao continente em Iguape.

Se você está procurando aventura também, poderá aproveitar os esportes ligados ao vento (como velejar ou andar de carro a vela), além do surf é claro.

 Ilha Comprida
Ilha Comprida